Você sabe reconhecer o seu público-alvo?

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Categoria: Gestão de Negócios

Quando você escolhe um ramo em que quer investir, você sabe qual é o fator mais importante que você deve analisar sobre ele?! Isso mesmo, OS CLIENTES! Afinal são eles que farão o seu negócio crescer e se expandir.
Mas dependendo do estabelecimento, podem obter públicos diversos, como: mulheres, jovens, homens, crianças, pets e etc, porém, algumas características em comum podem ajudar a definir um público ideal.

Identificar o seu mercado-alvo é indispensável para montar um bom plano de negócios para o seu novo estabelecimento ou até mesmo para um já existente, é com ele que você terá como obter melhores resultados com menos investimentos.

Vamos te da uma ajudinha listando as três principais características que devem ser analisadas:

REGIÃO:

O público-alvo de qualquer estabelecimento pode ser bem restrito à localização geográfica em que se encontra, ou seja, a menos que o local esteja localizado em uma área que atrai um grande volume de pessoas variadas diariamente, como um shopping center, por exemplo, a maioria dos clientes, provavelmente, virá de áreas próximas.
Sendo assim, a segmentação do público por bairros mais específicos, faixa etária e renda pode fornecer pistas sobre os preços que pode cobrar, os produtos e serviços que deve oferecer e outras informações cruciais para o sucesso do negócio.

GÊNERO:

O foco deve ser direcionado para o gênero que mais gasta dinheiro em serviços e produtos do qual você atua. A pesquisa pode até variar por região, mas o sexo feminino ainda predomina nos salões de beleza e o sexo masculino, nos lava rápidos.
Dito isto, você pode certamente ter mais do que um público-alvo. Por exemplo, se outros salões na área estão fortemente focados em atender mulheres, gastando algum esforço extra de marketing, é possível atrair um público masculino interessado em manter a aparência em dia e se destacar na região. Aliás, esse é um nicho de mercado crescente e lucrativo.
E se cada vez o número de mulhers por trás de investimentos, como o carro, por que não apostar nelas para fazer o seu marketing melhorar ainda mais.
É importante lembrar também, que o gênero que definir o público-alvo irá influenciar diretamente na forma de atendimento, como os serviços e produtos oferecidos, já que as preocupações e preferências podem variar bastante de um gênero para o outro.

ECONÔMICO:

Identifique a situação socioeconômica do seu público-alvo para determinar os tipos de produtos e serviços que poderá oferecer, bem como os preços que poderá cobrar. Isso ajudará também a prever o nível de demanda por período e direcionar melhor os esforços de publicidade.
Por exemplo, se o seu salão de beleza está localizado em um grande centro urbano e com grande circulação de jovens profissionais, a oferta de produtos e serviços será bem diferente em comparação com um salão de beleza localizado nas zonas mais afastadas. E por assim vai, com todos os outros segmentos.
Com todas essas informações em mãos é possível ainda fazer uma pesquisa interna e descobrir quais dias e horários apresentam maior pico de demanda e focar em um atendimento diferenciado nesses momentos para fidelizar os clientes.

Bacana, não?

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