Visagista e HairStylist - Pablo Sebastian escolhe SuperAgendador para seu salão
| 4 min de leituraCategoria: Dicas de Beleza
Estamos felizes e lisonjeados por sermos os escolhidos pelo famoso Visagista e Hair Stylist Pablo Sebastian como o sistema que irá ajudar na gestão do seu salão.
**Pablo Sebastian, foi considerado e premiado como o Hairstylist Destaque Brasil 2013 e em 2012 recebeu a Premiado Tesoura de Ouro, premiação máxima do setor da Beleza no Brasil.
Pablo explica um pouco sobre o visagismo e sobre seu trabalho.
Você conhece o Visagismo?
Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.
Palavra forte nos salões do Brasil desde 2002, o visagismo vale ouro em tempos de absoluta valorização da imagem. O nome pode até assustar, mas não é tão complicado como parece. É o que garante Pablo Sebastian, ele assume: “Mudou a minha vida. Virei um profissional completo”.
O visagismo é o conceito utilizado para encontrar o estilo de cabelo e maquiagem mais apropriado para cada cliente. Foi criado em 1936, pelo maquiador francês Fernand Aubry, e tem origem na palavra visage, que significa rosto. Ele definiu o visagismo como uma obra de arte e o visagista como o escultor do rosto humano.
Por muitos anos, esse conceito limitou-se a considerar formas geométricas e cores para valorizar a harmonia de um estilo. Hoje, está mais amplo e inclui a observação dos traços de personalidade na hora de fazer uma avaliação que servirá para compor o novo look.
Vejam as perguntas e respostas a seguir e compreendam um pouco mais sobre o que é Visagismo.
Por que seguir a linha do Visagismo?
Quando o cabeleireiro recorre ao conceito, ele adquire condições de retratar o que a cliente deseja transmitir com suas idéias, comportamento e atitude. Outro ponto interessante é que não ficar preso a catálogos ou fórmulas. Ele rompe com aquela história de dizer que se sabe o que fazer no cabelo só de ver a mulher entrar no salão. O profissional interage mais e, por isso, consegue melhor resultado no trabalho.
E o cliente tem vantagens?
Ela pode ser percebida em casa ou no trabalho, da maneira que julgar adequada. Uma mulher que precisa mostrar-se forte, mas passa uma imagem de fragilidade, tem que argumentar e brigar muito mais do que se ela já tivesse uma imagem de acordo com essa postura. Outra, na mesma condição, desgasta-se muito menos por recorrer ao visagismo. A técnica possibilita fazer um ajuste da imagem ao trabalhar com elementos como a constituição física do rosto e do corpo.
Quais conceitos de beleza regem o visagismo?
Não são conceitos de beleza, mas de humor, definidos pelos tipos: colérico, melancólico, sangüíneo e fleumático. Uma pessoa por exemplo que é considerada colérica aparenta coragem e capacidade de intimidar. O funcionamento do organismo também corresponde a esta classificação, então ela é mais enérgica, de pavio curto. O tipo melancólico é caracterizado pela delicadeza e introspecção e seu humor é mais contido. Já o sangüíneo é representado pela busca do novo, pela investigação e jovialidade. E tem ainda o fleumático, é o mais conciliador, diplomático e espiritualizado.
Na prática, você nota a predominância de um desses humores?
O que eu percebo é que eles se misturam em uma mesma pessoa. Tem cliente que é mais colérica na parte do intelecto, o que quer dizer raciocínio prático e direto. Mas pode apresentar a linha das emoções mais sangüínea, demonstrada por nariz e olhos. Pode ainda trazer o formato do queixo, que é a parte da intuição, mais oval e delicado. Provavelmente, trata-se de alguém com pensamento direto, que exerce influência mental, que gosta de investigar e que procura lapidar as palavras ao se comunicar. Se ela não quiser passar essas características é que entram soluções técnicas para se criarem sinais, como esconder a testa se não estiver a fim de grandes embates intelectuais.
Qual a conseqüência de uma imagem que não foi personalizada?
Se o cabeleireiro determinar um visual para uma advogada remetendo à modernidade, isso poderá atrapalhar a sua comunicação porque ela mesma necessita de sinais mais conservadores. Da mesma forma, se fizer uma produção clássica para uma profissional que trabalha com moda ou comunicação, pode interferir porque é como se ela não estivesse vestida de acordo com a função. Claro que em todas essas situações, conta também o que cada uma deseja transmitir naquele momento da sua vida.
" Essas técnicas estão acessíveis por meio de uma consultoria que tem a finalidade de oferecer ao profissional uma melhor compreensão da cliente, com suas particularidades, desejos e necessidades pessoais, para só então propor uma solução.“
O visagista vai além da estética. Adapta o trabalho estético à personalidade do cliente, o que é um grande diferencial.
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