Sua marca possui atitude? Está se destacando?
| 3 min de leituraCategoria: Gestão de Negócios
O novo perfil de consumidor da era digital é muito mais cuidadoso e exigente na hora de escolher uma marca para comprar um produto ou serviço. Eles procuram marcas que tenham atitude. Essa característica fez com que as empresas procurassem se adequar a essas exigências, deixando de aplicar apenas estratégias do marketing tradicional ao negócio.
Empresas que querem vender mais, precisam do marketing digital para se destacar e ser mais competitivo no mercado atual. Por isso, mostrar que sua marca tem atitude é essencial para chamar a atenção do cliente e se destacar em meio a concorrência. Mas você sabe como fazer isso?
Dicas para ter uma marca de atitude
Uma marca de verdade não é apenas um logotipo, um nome ou uma cor. Ela também não é apenas uma empresa que oferece um produto ou serviço. Ela precisa oferecer muito mais do que isso. Ser uma marca de atitude é uma forma de definir como o seu empreendimento se posiciona no mercado. É ter visão, missão e valores, e repassar isso ao público de forma consistente e eficiente.
No entanto, para ter atitude não basta apenas ter um discurso pronto para repassar em seus canais, é preciso demonstrar isso com ações. Afinal, o consumidor exigente de hoje percebe qualquer falta de alinhamento entre sua comunicação e o que de fato pratica no dia a dia.
1. Falta de atenção com seus consumidores
O consumidor precisa se sentir seguro com sua marca, afinal, ele tem muito mais dúvidas do que certeza a respeito do que precisa. Por isso, é muito importante entender exatamente quais são seus problemas para oferecer a melhor solução possível, deixando-o seguro. Comunique-se de forma amigável e prestativa e ofereça conteúdos que o ajudem nesse processo, evitando que qualquer dúvida fique pendente.
2. Má gestão financeira
A gestão financeira é um aspecto essencial para a sobrevivência de um negócio. Principalmente, nos momentos em que tudo vai bem. Nesta hora, é preciso agir com cautela para evitar cair na zona de conforto e ignorar a volatilidade do mercado. Por isso, é fundamental fazer uma boa gestão, controlando todos os recursos de forma inteligente.
3. Falta de investimento em comunicação
Para conversar de forma eficiente com seu público é necessário investir em comunicação, a falta desse tipo de estratégia é fatal para uma empresa. Aliás, o consumidor está sempre conectado em todos os canais, e uma marca de atitude deve estar presente, dando voz às pessoas interessadas em seus produtos e serviços.
4. Ser uma empresa ocupada demais
As marcas que não têm tempo para dar atenção aos consumidores estão fadadas ao fracasso. Este tipo de empresa não tem atitude e não consegue lidar com problemas simples e fáceis de resolver, pois estão ocupadas demais para engajar. Fazer tudo do seu jeito nem sempre é a melhor forma de lidar com os problemas. Por isso, é fundamental estar sempre atento e ouvir o que seu público tem a dizer, para que as coisas sejam feitas da melhor forma possível e em colaboração com todos.
Ser uma marca de atitude e estar sempre atento ao que acontece ao seu redor, saber lidar com as situações e usar seus valores para resolver tudo de forma positiva. Além disso, é preciso cuidar para não se aproveitar de momentos ruins para promover a marca e criar uma imagem ruim com seu público.
O cuidado ao praticar exatamente aquilo que comunica ser é essencial para trazer mais engajamento e reconhecimento para o negócio perante o público.
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