Storytelling: o que é e como fazer

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Categoria: Gestão de Negócios

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Provavelmente você já deve ter ouvido falar de alguma das estratégias de marketing que existem para aplicar na sua empresa. O storytelling é uma técnica muito eficaz e que tem o objetivo de criar empatia e conexão com o público e sua marca. Trata-se de uma metodologia baseada em contar histórias que conectam seu negócio com os consumidores.

A palavra “storytelling” vem do inglês e significa “contar histórias”. Ou seja, trata-se da estratégia que narra fatos para comunicar o público sobre situações e personagens que fazem com que o consumidor se identifique com a narrativa.

As histórias têm o dom de encantar e isso é fundamental nos dias de hoje. Uma marca que consegue encantar seus clientes e possíveis clientes são muito mais competitivos no mercado. Inclusive, quando o público se identifica com uma história, ele está mais propenso a ouvir sua proposta e entender a argumentação do seu negócio.

Como produzir um storytelling efetivo para sua marca

O storytelling pode ser usado em diferentes situações dentro de uma empresa. A prática é útil tanto para auxiliar profissionais de vendas e pré-vendas no contato com o cliente, quanto para fazer treinamentos internos. Contar histórias é a melhor forma de performar algo. Veja a seguir como fazer isso no seu negócio.

Conheça seu público

Para criar uma boa história na sua estratégia de storytelling é preciso conhecer muito bem o seu público. Afinal, não faz sentido contar um fato que não tenha nada a ver com suas personas. Quanto mais você conhecer seus clientes, mais fácil será contar uma história que gere identificação do público com sua marca.

Crie um personagem

Para ter uma história é preciso ter um personagem. Isso também vai ajudar com que o público se identifique com as práticas, valores e narrativas da sua marca. Crie um personagem que faça sentido para o seu nicho de mercado. Escolha um jovem divertido, se isso tiver a ver com o seu público, ou opte por alguém mais sério e objetivo se precisar focar mais em resultados.

Escolha o contexto

Alguns elementos básicos são fundamentais para uma estratégia de storytelling, como por exemplo, a definição do contexto. Se não houver um sentido, de nada vai adiantar criar todo o conteúdo. É preciso saber onde você quer chegar para criar uma história dentro de um contexto que a sua persona irá se identificar.

Identifique um conflito que precise de solução

Para atrair um público para a história que será contada, é necessário ter um desafio ou uma situação a ser solucionada. Por isso, procure explorar histórias que ofereçam um produto ou serviço que traga soluções para o público. Além de deixar a história mais real, irá facilitar na criação de uma relação do público com sua marca.

Importância desse storytelling para o processo de venda

O storytelling é uma estratégia de marketing muito importante e efetiva para o processo de vendas de um negócio. A técnica ajuda a criar mais conexão do público com o seu negócio, facilitando a negociação da equipe de vendas com os prospects. Além disso, usando metáforas e analogias você torna a comunicação mais agradável e memorável para seu público.

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