Newsletter: o que é e como criar?
| 3 min de leituraCategoria: Gestão de Negócios
Newsletter ou e-mail marketing é uma estratégia utilizada pelas empresas para enviar comunicações aos clientes e prospects. Muitas vezes, eles são compostos por artigos ou, novidades com o objetivo de criar um relacionamento com o público ou fidelizar clientes.
Trata-se de um boletim informativo, com informações de interesse dos assinantes, como por exemplo, atualizações de produtos, eventos, novidades, conteúdos de blog, entre muitos outros. Para recebê-las, o usuário precisa se inscrever ou assinar. É um dos formatos mais populares de email marketing atualmente.
Benefícios da newsletter para o negócio
Investir em uma estratégia de Newsletter para o seu negócio necessita de tempo, planejamento e dedicação, no entanto, os resultados são satisfatórios. Confira os principais benefícios para sua empresa.
- Demonstra conhecimento
- Otimiza resultados
- Aumentam o tráfego do seu site
- Permitem medir resultados
- Permitem medir resultados
- Criação e a manutenção de um relacionamento com o seu público.
- Gera interesse e confiança em você e na sua marca;
- É uma forma simples, prática e barata de divulgação da sua empresa.
Dicas para criar uma Newsletter assertiva
Agora que você já sabe o que é uma newsletter e conhece seus inúmeros benefícios, deve estar se perguntando quais os passos para criar um e-mail marketing de maneira eficaz. A seguir, nós te damos as dicas. Confira!
1. Defina quais são seus objetivos
O primeiro passo para fazer uma newsletter assertiva é ter os objetivos bem definidos. Isso é o que irá ajudar a decidir quais conteúdos serão abordados no e-mail. Alguns exemplos de objetivos são nutrição de leads, geração de leads, fidelização de clientes, conversão de vendas, entre outros.
2. Use uma boa plataforma de e-mail marketing
Para fazer uma boa newsletter é preciso contar com uma ferramenta de e-mail marketing que ofereça os recursos que você necessita, além de ser confiável. Plataformas não confiáveis podem fazer com que as suas newsletter sejam classificadas como spam. Dessa forma seus contatos não receberão seus e-mails.
3. Só envie se for realmente relevante
A newsletter tem como objetivo manter o público o mais próximo possível da sua marca. Por isso, o conteúdo a ser enviado precisa ser de qualidade. Pense bem nos assuntos que são de importância para seus potenciais clientes. Levantar dúvidas que eles possam ter e enviar as respostas por e-mail, em forma de conteúdo é uma ótima sugestão. Isso irá atrair mais do que qualquer divulgação simples do produto.
4. Aposte na simplicidade do layout
Evite um layout complexo. Apostar em template simples para elaborar seu e-mail aumenta as chances do cliente receber o conteúdo e se interessar por ele. Além disso, E-mails complexos aumentam a chance de problemas na forma de envio da mensagem, tornando a quebra de layout mais frequente.
Conclusão
No conteúdo de hoje falamos sobre o que é uma newsletter e quais seus benefícios para o negócio. Não há dúvidas de que a estratégia é ótima para fidelizar e estreitar seu relacionamento com os clientes. Com isso, percebemos a importância de incluir essa estratégia nas suas ações de marketing. Porém, não esqueça de planejar cada detalhe para que a newsletter alcance os resultados desejados.
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