Como fortalecer o relacionamento com cliente
| 2 min de leituraCategoria: Gestão de Negócios
Apostar em um bom atendimento ao cliente e fortalecer o relacionamento não é tarefa tão simples.
Philip Kotler já dizia: “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.” A afirmação explica muito bem a importância de fortalecer o relacionamento e o melhorar o atendimento ao cliente.
Aliás, construir uma relação forte é fundamental para fazer com que ele volte a comprar da sua empresa. Porém, não é só isso. Certamente ele irá indicar outras pessoas para seu negócio e te ajudar a vender muito mais.
No entanto, apostar em um bom atendimento ao cliente e fortalecer o relacionamento não é tarefa tão simples. Por isso, para te ajudar, separamos algumas dicas para você aplicar na sua estratégia de atendimento. Confira!
Conheça muito bem seu cliente
Focar somente em um bom atendimento ao cliente não é suficiente. É preciso conhecer muito bem cada um deles. Entender quais são suas angústias, seus problemas, seus hábitos. Para isso, investir em uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) é fundamental. Assim, tanto marketing quanto vendas conseguem reunir dados para trabalhar ações específicas e focar mais na necessidade do seu público.
Ouça o que os clientes têm a ouvir
Hoje em dia, com a facilidade da internet as pessoas conseguem se comunicar com a marca, registrar reclamações, sugestões, entre outros. Inclusive, as redes sociais passaram a ser um canal em que os consumidores demonstram sua satisfação ou insatisfação com as marcas. Por isso, ter um bom atendimento ao cliente em todos os canais é essencial para mostrar que você está disposto a ouvir seus clientes e está atento ao que cada um deles fala.
Humanize mais as conversas durante o atendimento ao cliente
É nas redes sociais que as empresas conseguem mostrar seu jeito e seu tom de voz para os consumidores. Além disso, é possível criar conexões através desses canais, mostrando que a marca também tem seu lado humano.
Para isso, procure dar um toque pessoal à comunicação. Mostre a cara da sua equipe e quem está por trás de todo o serviço executado. Use uma comunicação com um tom mais amigável e, se fizer o estilo da marca, use emojis, gifs, memes e humor.
Ofereça opções de autoatendimento
Oferecer atendimento ao cliente facilitado e permitir que ele resolva sozinho o que precisa é outra forma de criar melhores experiências e fortalecer o relacionamento. Invista em ferramentas de autoatendimento como totens de atendimento em lojas, SMS e sistemas de agendamento, entre outros. Essas são ótimas maneiras de apostar nesse tipo de estratégia.
Conclusão
Não há dúvidas de que investir em relacionamento e um bom atendimento ao cliente, mesmo que automatizado, ajuda a fortalecer a relação com a marca e a fidelizar com muito mais facilidade. Sem contar que contribui para melhorar suas vendas.
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