Engajamento de clientes
| 3 min de leituraCategoria: Gestão de Negócios
Engajar clientes: essa é uma das metas que você deveria perseguir dentro da sua estratégia de marketing — digital ou não. Sendo assim, é preciso pensar em estratégias que não só façam o seu negócio ser lembrado, é preciso pensar em formas de fazer o seu cliente se apaixonar pela sua marca e pelo que você oferece.
1. Vá além dos produtos
O que torna sua marca diferente das outras? Por que sua empresa é única? O que leva um cliente a adquirir seu produto ou serviço e não o do concorrente? A verdade é que os consumidores de hoje buscam mais que qualidade e preço justo. Eles também buscam causas para apoiar. Por isso, compartilhe valores com os quais eles possam se identificar.
Independentemente se sua empresa é especializada em produtos veganos, se é comandada por mulheres ou se, movida por alguma razão particular, tem como missão fazer o melhor produto do mundo, o importante é que os consumidores estejam cientes desses valores. Então não deixe de compartilhá-los.
2. Marque presença nas redes
Hoje em dia, marcar presença nas redes sociais não é mais uma opção, é quase uma obrigação. E isso não vale só para e-commerces, ok? Além de facilitar a divulgação e o compartilhamento da marca, as redes sociais funcionam como pontos de encontro com o público, permitindo que você interaja e troque ideias com clientes já convertidos e também com pessoas apenas interessadas.
Mas, atenção, isso não quer dizer que você tem que manter um perfil em cada rede social existente. Até porque, aliás, algumas são direcionadas a nichos muito específicos de público. Uma página no Facebook, no entanto, já é indispensável. Depois de criar seu perfil, faça um planejamento das postagens. Entenda que tipo de conteúdo funciona em cada plataforma e a atualize com regularidade para engajar clientes.
3. Conheça seu cliente
Entender o perfil do consumidor é requisito básico para poder planejar suas ações de marketing e aumentar o engajamento. A partir do momento em que você sabe quem são seus clientes, também saberá quais são suas maiores dúvidas e necessidades. Dessa forma, pode desenvolver conteúdos que trarão um retorno melhor dentro da sua estratégia.
Ao contrário do que muita gente pode pensar, entrar na mente do consumidor não é um bicho de 7 cabeças. Basta analisar cuidadosamente as estatísticas de suas redes sociais, promover enquetes e conferir pesquisas de mercado. Com o tempo, ainda é possível incluir dados de histórico de compras e interações para conhecer melhor seu público. Mostre interesse pelo universo de seus clientes e eles terão interesse por sua marca!
4. Mantenha-se bem informado
Não tenha dúvida de que é importante estar sempre por dentro das novidades para engajar os clientes. E não estamos falando somente das inovações do mundo do marketing ou do seu segmento de negócio!
Fique de olho no noticiário, nos filmes do momento e até nos memes mais compartilhados nas redes sociais. Dessa maneira, você será capaz de sair da caixa e entender melhor as necessidades de seus clientes. Isso sem contar que conseguirá criar conteúdos mais relevantes e alinhados com a realidade dos consumidores.
5. Esteja disponível para ouvir o cliente
Por maior que seja seu cuidado com toda a operação da empresa, falhas acontecem. Por isso, é fundamental facilitar a comunicação para ouvir sugestões e reclamações. Ofereça atendimento ao cliente em diversas versões: telefone, e-mail, chat ou até pessoalmente. Permita que o consumidor entre em contato da maneira que se sentir mais confortável, sem encarar minutos de espera para ter a atenção que merece.
Esteja preparado para atender a demanda e procure resolver os problemas de maneira personalizada, levando em consideração as necessidades do usuário. Dessa forma, você mostra profissionalismo e responsabilidade e, mesmo em meio a falhas, tem a chance de encantar o consumidor.