5 dicas para fidelizar um cliente

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Categoria: Gestão de Negócios

5 dicas para fidelizar um cliente

Você sabia que manter os clientes atuais é muito mais vantajoso do que conquistar novos? Aliás, ter uma estratégia de fidelização é um fator primordial em qualquer negócio, pois o custo de novos clientes é realmente alto. De acordo com o rei do Marketing, Philip Kotler: ‘Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo’.

Muitas empresas investem grandes esforços para captar novos negócios, inclusive investindo em grandes estruturas, mídias, estratégias e muito mais. Mas na verdade, se o relacionamento a longo prazo for trabalhado de forma eficiente, a vantagem em manter esse cliente será muito maior do que conquistar um novo. Afinal, o custo de novos clientes é relativamente alto.

Por isso, no artigo de hoje vamos te dar 5 dicas para melhorar a experiência do cliente com sua marca. Confira!

Como reduzir o custo de novos clientes investindo em experiência

Muitas empresas nem fazem ideia do qual o custo de adquirir novos clientes, por isso acabam não dando a devida atenção a esse número. No entanto, se formos colocar na ponta do lápis o gasto para fechar estes negócios, saberemos o quanto é importante conseguir manter os clientes atuais. Siga estas dicas e melhore a experiência do cliente com o seu negócio.

1. Ofereça o melhor atendimento

Uma das melhores formas de fidelizar os clientes atuais é oferecer um atendimento de excelência. Essa área é uma das que mais necessita de atenção, pois é por meio dele que o primeiro contato irá acontecer. Além disso, quando há qualidade, a fidelização ocorre com mais facilidade e inclusive, pode gerar a propaganda boca a boca. Isso certamente irá te diferenciar da concorrência.

2. Antecipe os problemas

Muitas vezes os problemas são inevitáveis e nesse aspecto, porque não se antecipar a eles? Ao invés de direcionar os esforços da sua equipe para resolver algum problema, por que não prevenir? Afinal é muito melhor que remediar, não é mesmo? Então, cabe a você ficar atento a possíveis problemas que possam ocorrer e resolvê-los com antecedência. Isso vai surpreendê-los e te ajudar muito a criar uma boa experiência para o cliente.

3. Seja um especialista

Outra alternativa para reduzir o custo de novos clientes e manter os já existentes é saber responder todos os seus questionamentos. Ser especialista no que você faz é essencial. No entanto, nem sempre você terá todas as respostas na ponta da língua, mas é necessário que você demonstre que está em busca das soluções.

4. Conheça muito bem seus clientes

Os clientes são a coisa mais importante do seu negócio. Por isso, é muito importante que você os conheça muito bem. Dessa forma, identificar seus interesses de compra e os hábitos de consumo te ajudam a se antecipar e entender quais são seus maiores problemas e angústias. Isso fará com que sua empresa seja vista como uma solução para as necessidades do cliente, criando boas experiências.

5. Invista em ações de relacionamento

Investir em ações de relacionamento é a melhor forma de reduzir o custo de novos clientes e manter os atuais. Para isso, você pode criar ofertas segmentadas, gerando uma relação muito mais pessoal com seus consumidores e inclusive, ajudando a fidelizá-los.

Não há dúvidas de que fidelizar clientes é uma estratégia extremamente importante. Aliás, eles são a fonte mais fácil e previsível de receita, então, porque não mantê-los no negócio? E diga-se de passagem, ninguém quer ver os clientes que custaram tanto para serem conquistados, sumindo do nada não é mesmo? Por isso, um relacionamento de qualidade é tão importante.

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