Dica - Fidelizar seus clientes é mais barato do que conquistar novos!
| 2 min de leituraCategoria: Gestão de Negócios
Isto acontece, porque novos consumidores demandam mais esforços para serem convencidos sobre a qualidade do serviço. Diferente dos seus clientes atuais que por já terem contato com a sua marca e os seus serviços, já conhecem o seu valor e trabalho, por isso, o risco de conseguir fidelizá-los, é muito maior.
É comprovado que conquistar novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais, do que manter os atuais satisfeitos. Mais do que isto, um dado do Sebrae indica que, em média 80% do faturamento de uma empresa vem de seus clientes fidelizados.
Além disso, algumas vantagens de zelar pelos antigos e bons clientes é que a boa experiência do cliente com os seus serviços, o faz querer compartilhá-los com seus amigos. O boca a boca é uma das formas mais eficazes de propaganda, pois, vem de pessoas próximas que realmente tiveram uma experiência positiva com o negócio.
Mantenha as finanças estáveis
Imagine vários clientes satisfeitos!!! Isto melhora os seus resultados, aumentando suas vendas com custos menores. Mais do que isso, a fidelização gera uma certa estabilidade às finanças da sua empresa, facilitando o planejamento para o futuro.
As vendas se tornam mais fáceis
O cliente fidelizado está familiarizado com os seus serviços e já conhece as suas qualidades, portanto, está aberto a se arriscar mais com novos produtos ou serviços. Clientes novos têm naturalmente uma barreira maior, sua percepção de risco é mais elevada, uma vez que nunca tiveram contato com sua empresa.
Procure por um feedback de qualidade
Eles sabem exatamente quais são os seus pontos a melhorar, por isto, a opinião deles é muito valiosa. Ao montar uma rede de clientes fidelizados, você consegue melhorar constantemente os seus serviços, ouvindo o que os seus clientes têm a dizer.
As estratégias variam muito, mas o foco deve ser sempre o mesmo: proporcionar uma experiência tão satisfatória que gere em seu cliente o desejo de voltar.
Faça o máximo para que o tempo em que o consumidor estiver em seu estabelecimento, seja agradável. Há muitas alternativas para fazer isto dar certo: disponibilize passatempos durante a espera (como uma televisão, revistas, etc), ofereça água, cafezinho e outras bebidas, crie uma atmosfera amigável, entre outras ações.