Dicas essenciais de como administrar e expandir um salão de beleza
| 3 min de leituraCategoria: Gestão de Negócios
Recentemente postamos algumas dicas divulgadas pelo SEBRAE na Hair Brasil que aconteceu em São Paulo entre os dias 06/04 e 09/04 onde foi montndo um salão de exemplo e dispunha de uma lista de dicas importantes para quem deseja abrir seu próprio salão de beleza.
Achamos estas dicas essenciais, mas gostaríamos de incluir algumas coisinhas que podem fazer a diferença entre um salão que “paga as contas” e um salão que vai revolucionar e conquistar o mercado com inovações.
O que você espera de uma empresa que tenha em seu quadro de funcionários profissionais desqualificados e mal gerenciados? Seguramente o produto final não será dos melhores! Agora imagine que este produto final seja a imagem de um(a) cliente do seu salão?
Deu para entender qual a importância de termos gente preparada quando pretendemos abrir ou expandir um salão de beleza?
Então lembre-se:
1º) Um bom profissional pode fazer um ótimo trabalho com pouco recurso, já "aquele" profissional ruim não irá conseguir suprir deficiências ou saber como lidar com problemas que possam surgir em seu salão. (Se tem algo que você pode ter certeza que existirá em qualquer tipo de negócio são problemas, então esteja pronto para enfrenta-los)
2º) Ao buscar contratar profissionais como cabeleireiros ou manicures não se limite a analisar somente as questões técnicas, um diploma na melhor escolha ajuda, mas não é garantia de uma pessoa sociável, educada, agradável e muito menos solicita. Estas qualidades são indispensáveis para qualquer empresa que deseja prestar um serviço diferenciado (Quanto trata-se de serviços, as pessoas são sua empresa. Portanto cuide bem delas! ).
3º) Tente identificar se este profissional tem afinidade com o seu estilo de trabalho e deixe bem claro quais serão os valores da empresa e onde você deseja chegar.
4º) Tão importante quanto explicar as ambições do dono do salão ao profissional a ser contratado é explicar o que ele tem a ganhar caso a empresa cresça. As pessoas tendem a se esforçar mais e “dar o sangue” quando elas sabem que futuramente também se beneficiarão, e o mais importante: Nunca esqueça de cumprir o combinado.
5º) Engana-se aquele cabeleireiro que pensa que saber cortar cabelos muito bem e não tem medo de trabalho duro que já tem o segredo para o sucesso nas mãos. Se só o trabalho duro dentro dos salões fosse receita para o sucesso, então seguramente não teríamos um numero enorme de salões fechando ou trocando de mãos todos os dias. É ingenuidade achar que tantos profissionais não tinham ou tem esta mesma disposição para o trabalho árduo.
Uma coisa é certa, não existe receita.
Trabalhar duro é importante, mas se não houver tempo para ser dedicado ao aprimoramento de seus conhecimentos em gestão de negócios, gestão de pessoas, sistemas e planejamento. Suas chances serão bem menores de prosperar, goste você ou não isso é um fato e vale para qualquer negócio.