Beleza Masculina - Guia para manter o gato em forma
| 3 min de leituraCategoria: Dicas de Beleza
A cada dia mais homens buscam cosméticos eficientes e tratamentos estéticos capazes de garantir uma aparência mais jovem e atraente. Naturalidade é a palavra de ordem para este grupo que não para de crescer.
Antigamente, falar de cuidados com a beleza era assunto exclusivamente feminino. Hoje, apesar de eles não discutirem os novos princípios ativos, ou a tecnologia dos preenchimentos, numa rodinha de amigos, há cada vez mais homens se rendendo aos benefícios da cosmetologia e da medicina estética. Mas nem tudo que serve ao público feminino trará benefícios ao masculino. Isso porque a estrutura da pele deles é diferente da delas, sendo 30% mais grossa e apresentando mais oleosidade e pilificação (pelos em maior número e espessura). “Os fatores determinantes destas diferenças estão relacionados aos hormônios masculinos e femininos. O homem tem predomínio da testosterona e a mulher tem predomínio de progesterona e estrógeno. Estes hormônios dão os caracteres de gênero e qualquer desordem reflete diretamente na pele de cada um deles. A testosterona, por exemplo, aumenta a atividade das glândulas sebáceas e estimula o aparecimento dos pelos, tornando-os grossos e densos”, explica Paulo Kogake, médico esteta.
Mesmo que a preocupação com os cuidados com o visual aumentem a cada dia, os homens ainda cometem alguns erros na hora de se cuidar. “O erro mais frequente é o uso inadequado do protetor solar, além da escolha de sabonetes não apropriados para a o rosto. Isso sem contar que eles são adeptos de água muito quente na hora da higienização facial, o que leva ao aumento da oleosidade. Por isso, posso afirmar que os maiores problemas a serem corrigidos dizem respeito à higienização e proteção da pele”, argumenta o médico.
Para quem pretende obter sucesso na busca pela pele perfeita, vale ficar atento aos itens a seguir.
Efeitos do Tempo
De acordo com a época de vida, os homens enfrentam problemas comuns.
- Na adolescência - os hormônios estão em alta e as modificações no corpo e caracterização externa do sexo dependem das descargas hormonais desta fase. Há aumento da oleosidade cutânea e surgimento da acne.
- Na juventude - os problemas de pele amenizam, depois da reorganização hormonal natural do organismo. A pele está em boas condições de saúde. As pontes de colágeno e elastina estão firmes e garantem firmeza e brilho cutâneos.
- Na maturidade - os níveis de testosterona começam a diminuir e, aliado a fatores genéticos, vão causando uma redução na textura da pele e uma redução dos pelos e cabelos.
Cuidado diário da beleza masculinas
Para o ritual básico da beleza masculina é necessário o homem escolher sabonetes específicos para o rosto, que podem ser esfoliantes ou cremosos e protetor solar. “Estes são os cuidados básicos na primeira fase da vida. Já para uma pele mais adulta, acrescentados à boa higiene e proteção, aconselhamos o uso de hidratantes com pouca oleosidade e enriquecidos com alguns ativos, como as vitaminas C e E, que vão ajudar a hidratar e nutrir a pele. Podemos também sugerir o uso de ácidos em baixa concentração, a fim de estimular a renovação celular.
Nas fases mais avançadas, os cremes devem ainda conter colágeno, elastina, fatores de crescimento e ácidos. Sempre lembrando que tais produtos devem ser, preferencialmente, indicados por profissionais da área. O objetivo é evitar o uso indevido de cosméticos, bem como gastos desnecessários”, avisa o Dr. Kogake.
As maiores queixas
De acordo com o médico esteta, a maior parte dos pacientes homens que procuram as clínicas de estética está preocupada com o acúmulo de gordura localizada, com o suor excessivo, e com sinais de envelhecimento, especialmente bigode chinês e rugas. “Em geral, os tratamentos são comuns a ambos os sexos, o que muda é a fase da vida que cada um precisa de um ou de outro tratamento. Os homens, no geral, começam a procurar procedimentos estéticos um pouco mais tarde que as mulheres”, observa o médico. É ele quem lista os métodos mais indicados para os problemas que mais incomodam a ala masculina. “Sempre lembrando que todos os tratamentos dependem, primeiramente, de uma avaliação profissional”, alerta.
Gordura localizada - carboxiterapia, criolipólise, mesotoretapia, ultrassom e cavitação.
Suor excessivo - aplicação de toxina botulínica, cujo efeito dura cerca de 6 a 8 meses.
Bigode chinês - dependendo do caso, indica-se radiofreqüência e/ou uso de substâncias preenchedoras.
Rugas - a aplicação de toxina botulínica.
Fonte: Dr. Paulo Kogake – Médico Especialista em Estética
Médico graduado Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté-Taubaté; Especialização em Estética, Radiologia e Bioplastia. Membro da Academia Brasileira de Estética; Membro da Sociedade Brasileira de Laser Cursos de atualização em Ultrassonografia e Tomografia Computadorizada Diretor da Clínica Kogake.
SuperAgendador.Com - Sistema de gestão online para salões, clínicas e esmalterias.