Alavanque sua empresa com o Marketing Digital
| 2 min de leituraCategoria: Gestão de Negócios
O mundo dos negócios está passando por transformações. Empresas têm, cada vez mais, migrado para o mercado online, investindo em e-commerce (comércio eletrônico). Pessoas estão mudando seus hábitos de consumo, optando por adquirir produtos e serviços da comodidade de casa.
Isso significa que investir em marketing digital não é mais uma opção, e sim uma necessidade para organizações que querem manter sua posição no setor.
Com o marketing digital, é possível alcançar e conquistar clientes de maneira barata, simples e assertiva. As estratégias auxiliam as empresas a conhecerem seu público-alvo, consolidar a marca no mercado e a criar planos de atuação efetivos.
1.PÚBLICO ALVO
Um negócio, para ser efetivo, precisa entregar para seus clientes exatamente aquilo o que estavam esperando.
Para iniciar o contato com potenciais consumidores, a empresa pode investir em landing pages, ou seja, oferecer na internet brindes e conteúdos exclusivos, como e-books, e pedir para que os usuários interessados, caso queiram adquiri-los, façam um cadastro, disponibilizando nome, endereço de e-mail e telefone.
Com isso, a organização pode entrar em contato com um possível consumidor para entender suas necessidades e, assim, criar produtos, serviços e estratégias muito mais efetivas para conquistar determinado público-alvo.
2.POSICIONAMENTO
O posicionamento de uma empresa deve enaltecer o diferencial da organização. Todo negócio tem algo que merece destaque – é preciso aproveitar esse ponto para alcançar uma posição consolidada no mercado e conquistar novos clientes.
Por isso, se sua companhia ainda não tem um diferencial definido, pense o que ela faz de melhor – e não esqueça de enaltecer o fato para seu público-alvo.
3. CONTEÚDO
Um conteúdo, para ser efetivo, precisa ser exclusivo. Investir em conteúdos com os quais os usuários já estão acostumados dificilmente gerará resultados diferentes para uma empresa. Por isso, a organização precisa buscar divulgar informações e conteúdos audiovisuais únicos e que chamem a atenção de potenciais clientes.
Mostrar, por meio desses conteúdos, como a empresa pode atender às expectativas e necessidades de um cliente também é fundamental.
4. CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Na internet, existe uma variedade enorme de canais de comunicação que a empresa pode utilizar para atingir seu público-alvo. Para decidir em quais investir, é preciso conhecer a fundo o perfil de seus clientes, e então questionar-se sobre qual canal ou mídia social faz mais sentido para o conteúdo que você está querendo compartilhar.
Empresas B2B devem investir mais esforços no LinkedIn, por exemplo, pela rede voltada para esse público; enquanto B2C podem aproveitar o alcance do Facebook. O importante é manter o portal e os perfis nas redes sociais atualizados, com informações claras sobre a empresa e meios de contato.