10 dicas imperdíveis para o sucesso de um salão de beleza
| 5 min de leituraCategoria: Dicas de Beleza
Veja as 10 dicas imperdíveis para o sucesso de um salão de beleza:
por Edson Freitas, da Edson Freitas Hautée Coiffeur
Investir no mercado de beleza é ótima aposta para quem deseja empreender. É um dos segmentos mais promissores do país, com crescimento de mais de 20% ao ano. Com o objetivo de auxiliar os interessados em ingressar neste segmento, o cabeleireiro Edson Freitas, diretor técnico da rede Edson Freitas Hautée Coiffeur, dá dez dicas imprescindíveis:
Escolha do ponto
É necessário analisar o tamanho da loja, a localização, se é um espaço de shopping ou de rua. Sendo shopping, o empreendedor pode ficar um pouco mais tranquilo, porque já existe um movimento natural de pessoas que já transitam no local. Essa regra só não é válida se for um shopping que esteja iniciando suas operações, porque neste caso a clientela ainda não foi formada e o empreendedor terá que conquistar seu público do zero. Já na loja de rua, é necessário observar o entorno, se fica em um bairro nobre ou popular, se é um local onde exista volume de passantes. Se for em área de grande movimentação e fácil acesso como, por exemplo, o bairro de Ipanema (Rio de Janeiro) ou Jardins (São Paulo), uma loja de rua pode ser tão vantajosa quanto um ponto em shopping. Outro fator a ser observado é se a fachada do estabelecimento valoriza ou não o salão. É necessário planejar cuidadosamente a fachada, para que esta se torne um chamariz.
Motivação
É preciso estabelecer um programa de motivação. Além de uma boa remuneração pelos serviços, sabemos que o que motiva, efetivamente, são as premiações oferecidas por mérito, por metas atingidas. Isso faz com que o colaborador produtivo se sinta valorizado, porque ele percebe que sempre que der seu melhor, automaticamente terá retornos favoráveis. Ele enxerga nestas bonificações que existe um comprometimento da empresa com o trabalho prestado. Outro ponto muito importante é a capacitação oferecida. No nosso caso, na rede Edson Freitas Hautée Coiffeur, aqueles que vêm trabalhar conosco sentem muito orgulho disso, pois sabem que vão passar por treinamentos que vão enriquecer muito seus conhecimentos técnicos e também vão ampliar sua visão profissional.
Treinamento da equipe
A equipe precisa estar preparada para atender a qualquer perfil de cliente. Para isso, o treinamento é fundamental. Significa que o empreendedor precisa ter consciência de que uma equipe bem treinada é sinônimo de um investimento quase que diário. Ou seja, uma equipe alinhada é, por consequência, uma equipe atuante, motivada e atualizada.
Como montar uma equipe vencedora
Para um time de sucesso, é imprescindível uma boa seleção de profissionais para captar talentos que estejam alinhados com a empresa. É muito importante ter colaboradores que tenham um sentimento de satisfação, que se sintam elevados por atuar para uma marca vencedora. É isso que vemos na rede Edson Freitas, que é hoje uma grife para os profissionais da beleza.O bom profissional não é só “razão” ou só “dinheiro”, ele demonstra que há valores, que há sentimentos envolvidos por trás de suas escolhas. Nossa opção é sempre por aqueles que, durante o processo seletivo, se mostrem entusiasmados, que demonstrem vontade de integrar nossa equipe. Estas pessoas nos enxergam com um olhar sonhador, de quem quer alcançar algo melhor para suas vidas.
Qualidade no atendimento
Oferecer qualidade e a consequente excelência para os clientes é fruto de uma equipe muito bem treinada. Existem protocolos para um excelente relacionamento com o público e esta cartilha precisa ser passada para toda a equipe. Paciência e dedicação por parte do gestor fazem toda a diferença para um atendimento de primeira linha.
Erros que não se pode cometer
O maior equívoco cometido na convivência entre profissional e cliente é o primeiro achar que virou “coleguinha” e, então, passar a tratar o cliente com uma intimidade que efetivamente não é real. Você precisa ter em mente que no trato com o público não pode se acomodar. É necessário buscar sempre estar entre os melhores. Um segundo erro que observamos, é quanto ao tempo do cliente, deixar o cliente esperando na recepção ou o atraso entre os serviços que ele realizará no salão. Isso é exaustivo e deixa uma péssima impressão do estabelecimento.
Como fidelizar clientes?
Encantando o cliente a partir do atendimento de qualidade, tendo em mente que o fator de diferença está no ato de surpreender.Se tudo aquilo a que você se propôs foi realizado com qualidade e excelência para o cliente, você pode ficar mais tranquilo, porém, sempre atento. Lembre-se que o resultado do serviço prestado tem que ser maravilhoso, perfeito etc. Este é o diferencial. Neste sentido, o trabalho em equipe é fundamental. A operação toda do salão deve estar empenhada em cativar o público, que passará a ser seu.
Atualização: a importância de se manter em dia com as tendências
Vivemos em uma época de fácil acesso à informação. Por meio da internet, é possível acompanhar tudo o que acontece no exterior. A internet é a melhor ferramenta hoje, pois a rede oferece a possibilidade de acesso a vários vídeos e tutoriais que são disponibilizados gratuitamente, a todo o momento. Frente a tantas novidades, cabe ao profissional ter bom senso para avaliar o que é adequado ao perfil do cliente que está sendo atendido.
Dicas para obter sucesso na administração do salão
Em termos econômicos, ter um salão de beleza é um excelente negócio. Mas para desenvolver um bom trabalho, você precisa ter capital de giro, porque todo investimento, naturalmente, tem um prazo de retorno. A previsão de resultado para quem aposta em salão de beleza é em torno de 24 meses. Você não pode pensar que vai abrir as portas e ter lucro rapidamente. Isso pode até acontecer, porém este montante inicial vai pagar o investimento, e não as contas do salão. Um bom administrador tem a visão de que as questões financeiras estão paralelas às econômicas. Assim, todos os gastos devem ser minuciosamente analisados.
Como escolher os fornecedores para seu salão
Se você atua em uma rede como franqueado, por exemplo, automaticamente vai seguir as indicações da rede. Agora, se a atuação for independente, a dica é pesquisar muito, tanto na internet como considerar as indicações feitas por sua rede de contatos. A participação em feiras e eventos do setor também pode agregar bastante neste quesito.
Mais sobre Edson Freitas:
Com 30 anos de profissão, Edson Freitas é conhecido como o cabeleireiro das celebridades e diretor técnico da rede Edson Freitas Hautée Coiffeur. O profissional ganhou fama nacional quando foi convidado a estrelar quadros no programa da Xuxa, na TV Globo. Hoje, são nove salões e dois centros de treinamento, que dispõem de técnicas exclusivas desenvolvidas por Edson. O profissional atende em salões no Rio de Janeiro várias personalidades globais. Em viagens frequentes a grandes centros de beleza, como Nova York, Londres, Paris e Itália, Edson está sempre buscando as ultimas tendências em colorações, cortes e tratamentos. Mas é em seus salões que desenvolve técnicas próprias, baseadas no estilo do público brasileiro. A qualidade dos serviços e o atendimento personalizado são pontos de honra.